Apesar de ser o menor estado do país e com grande potencial econômico por ser rico em petróleo, gás natural e potássio, Sergipe apresenta a terceira maior taxa de desemprego no Brasil. Para o deputado estadual e candidato a deputado federal, Rodrigo Valadares (UB), o principal culpado pela decadência nos números é o governo do Estado.
Desde 2019, o parlamentar cobra medidas para um melhor desenvolvimento econômico em Sergipe, com geração de emprego e renda. Naquele ano, Rodrigo chegou a frisar sobre a grande quantidade de jovens desempregados, a falta de competitividade e ingerência do governo estadual.
Na época, Sergipe tinha o quinto maior índice de desemprego do país. Agora, a situação piorou. Após três anos, o estado agravou os números sendo a terceira unidade da Federação com mais desempregados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana.
Ainda conforme o candidato a deputado federal, que faz oposição ao governo do Estado e é o único pró-Bolsonaro na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a culpa do desemprego também é da esquerda. Segundo Rodrigo, onde gestões esquerdistas governam, a exemplo de Sergipe e Bahia, o primeiro no ranking, a economia tende a piorar.
Para ele, a solução mais viável seria buscar a mudança, com governo conservador e de direita. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE, revelou que o Estado de Santa Catarina, governada por políticos conservadores, apresenta 4,5% de pessoas sem trabalho, o que, tecnicamente significa o pleno emprego, enquanto Estados governados pela esquerda, como o PT na Bahia (17,6%) e o PSB em Pernambuco (17%), assim como em Sergipe, registram os piores índices de desemprego.

