A corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 promete ser uma das mais intensas já vistas em Sergipe. É o que aponta a Revista Realce, que desde 2023 vem acompanhando os bastidores da disputa e revelando os nomes que devem protagonizar uma eleição marcada por fortes embates e novas apostas.
Segundo a publicação, o cenário desenhado até o momento indica uma verdadeira batalha pelas oito cadeiras destinadas ao estado no Congresso Nacional. Com exceção de Rodrigo Valadares (UB), que já se lançou como pré-candidato ao Senado, todos os atuais deputados federais devem disputar a reeleição: Fábio Reis (PSD), Katarina Feitoza (PSD), Yandra Moura (UB), João Daniel (PT), Ícaro de Valmir (PL), Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Thiago de Joaldo.
Alguns, como Fábio e Yandra, chegam em situação mais confortável. Outros, no entanto, enfrentam um cenário mais delicado, como é o caso de Gustinho, que, segundo a Realce, enfrenta o enfraquecimento de sua base em Lagarto e dificuldades para montar uma chapa proporcional competitiva dentro do Republicanos.
Além dos que já ocupam mandato, diversos nomes começam a circular como possíveis estreantes ou retornos ao pleito, como Cláudio Mitidieri (PSB), Anderson de Zé das Canas (PSB), André David (Republicanos), Moana Valadares (PL), Priscila Felizola, Capitão Samuel (UB) e Valdevan Noventa.

