Com menos de dois meses de funcionamento, novo serviço do Governo do Estado já transformou o cuidado com doenças cardiovasculares na rede pública
O moderno Centro de Hemodinâmica inaugurado no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju, marca um avanço importante na rede pública de saúde. A iniciativa é do Governo de Sergipe e passou a funcionar em junho, oferecendo atendimento de alta complexidade cardiovascular com agilidade, qualidade e acesso gratuito para pacientes com doenças cardíacas graves atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O centro já realizou mais de 130 procedimentos em menos de dois meses, entre cateterismos e angioplastias, com destaque para a agilidade no atendimento a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Todos os casos agudos da rede estadual que aguardavam por esses procedimentos foram atendidos, zerando a fila. Além disso, o serviço passou a receber também pacientes com quadros crônicos.
O marceneiro Edvaldo Santos, de 61 anos, foi o primeiro paciente a passar por um cateterismo no novo centro. “Estava com o procedimento marcado para outro hospital, mas consegui ser atendido antes. Os serviços que estão fazendo agora são importantes porque evitam transferências. Quero voltar logo para o trabalho”, disse. Casos como o dele mostram como a agilidade no diagnóstico e no tratamento salva vidas.
Outra paciente que passou pelo procedimento foi a dona de casa Maria José Santos Soares, de 66 anos. Ela chegou ao hospital com dores no peito e nas costas e foi rapidamente diagnosticada com obstrução arterial. “Foi Deus que colocou o Huse no meu caminho. Não sabia dessa novidade e fui muito bem atendida. Eu renasci. Estou aqui para contar história”, afirmou, emocionada.
Com estrutura moderna e profissionais especializados, o centro adota métodos menos invasivos e mais seguros, como o cateterismo e a angioplastia com stent. O resultado é uma recuperação mais rápida e uma atuação integrada com serviços como o projeto de Telecardiologia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), que acelera o tempo entre o diagnóstico e o tratamento, especialmente em casos de infarto.
Sobre o centro
A unidade ocupa uma área de 975 metros quadrados dentro do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Conta com sala de hemodinâmica, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), área para recuperação pós-anestésica, enfermarias e ambientes de apoio para equipes médicas. O centro também passou a atender pacientes com doença arterial coronariana crônica que necessitam de investigação diagnóstica.
O serviço integra a linha de cuidado promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que vai do diagnóstico precoce ao tratamento definitivo. Além das doenças cardíacas, o Centro de Hemodinâmica também será utilizado nas especialidades de Neurologia Clínica, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular, com foco em casos como Acidente Vascular Cerebral (AVC).
