Primeira edição da Copa Serigy marca início de nova era para o futebol sergipano

Desde o dia 16, a 1ª Copa Serigy de Futebol Amador vem movimentando Sergipe. São 31 municípios e 62 equipes, entre masculinas e femininas, disputando em 24 cidades-sede. Ao todo, serão 154 jogos até 26 de outubro, com uma premiação de R$ 210 mil, dividida de forma igualitária entre as categorias. E tem mais: a equipe campeã feminina vai representar Sergipe na Copa Rainha Marta Nordeste, ampliando a presença do futebol sergipano no cenário regional.

Cada município precisou inscrever uma equipe de mulheres, medida que quebrou barreiras e abriu espaço para que meninas e mulheres ocupem os gramados com a mesma força dos homens. Uma decisão que, mais do que ampliar o torneio, representa um avanço histórico para o esporte em Sergipe.

A secretária de Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reforça que a competição fortalece toda a cadeia esportiva, de atletas e técnicos às comunidades envolvidas. Afinal, esporte não é apenas sobre ganhar ou perder, mas sobre democratizar o acesso, criar oportunidades e promover cidadania.

“Esse fomento garante não apenas a valorização do futebol de base e dos times amadores, mas, também, fortalece toda a cadeia esportiva, envolvendo atletas, treinadores e comunidades. Nosso compromisso, enquanto Governo de Sergipe e Secretaria do Esporte e Lazer, é criar oportunidades, democratizar o acesso ao esporte e estimular a prática esportiva como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania”, reforçou.