Fábio retorna a Sergipe para acompanhar colapso no abastecimento de água em Aracaju; governo une forças com a Prefeitura

Mais de 80 caminhões-pipa estarão em operação a partir das 10h desta segunda-feira.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou na noite deste domingo, 14, que retorna hoje, 15, a Aracaju para acompanhar de perto os trabalhos e reforçar a integração entre Estado e Prefeitura para sanar a crise do abastecimento de água que atinge a capital e a região metropolitana desde a última sexta-feira, 12. O novo rompimento da Adutora do São Francisco, registrado no município de Capela, agravou ainda mais a situação e mobilizou todas as estruturas do governo estadual.

Mitidieri destacou que o momento exige união e ação imediata. Ainda da França, onde cumpria agenda oficial, acionou secretarias estaduais, a Defesa Civil e o Comitê de Crise. O governador também pediu desculpas à população da Grande Aracaju pelos transtornos causados.

O Comitê Operacional de Aracaju (COA) foi mobilizado para atuar em sintonia com a Defesa Civil estadual na coordenação das medidas paliativas, com a prefeitura de Aracaju.

Em nota oficial, o Governo do Estado confirmou que 82 caminhões-pipa estarão em operação a partir das 10h desta segunda, sendo 60 da Iguá, 12 da Defesa Civil e 10 da Deso. Os pontos de abastecimento serão anunciados em coletiva ainda hoje. Além disso, estão sendo realizadas manobras emergenciais que permitem o desvio parcial de água para a segunda linha da adutora, de 1.000 mm, o que deve possibilitar a retomada gradual do fornecimento.

O vice-governador Zezinho Sobral já esteve no local e garantiu que os trabalhos de reparos deverão ser concluídos ainda hoje.