Parafusos e Raio da Silibrina se apresentarão na Semana de Cultura Popular em São Paulo

Lagarto vai mostrar a força de sua cultura no maior centro urbano do país. De 7 a 12 de outubro, a manifestação cultural Parafusos e a quadrilha Raio da Silibrina participarão da primeira Semana de Cultura Popular (CCSP), realizada no Centro Cultural São Paulo. O evento, que reúne grandes nomes da música e das manifestações populares brasileiras, e que transformará a capital paulista em um palco plural de saberes e celebrações, também servirá de vitrine para o município mostrar suas expressões culturais.

A presença de Lagarto em um espaço tão representativo é uma conquista que amplia a visibilidade do município e coloca em evidência a tradição das quadrilhas juninas e da ancestralidade, reconhecidas pela criatividade, estética e energia contagiante. Para o secretário municipal de Cultura (Secult), Nenê Prata, a participação simboliza um marco para a cidade. “Levar nossas manifestações a São Paulo, para um espaço tão simbólico como o CCSP, é motivo de orgulho e celebração. É mostrar ao Brasil a riqueza da nossa cultura popular, que continua viva e pulsante em cada quadrilha junina, em cada giro dos Parafusos que representarão no evento esse patrimônio reconhecido nacionalmente, e em cada expressão do nosso povo”, destacou.

Para o secretário municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, “o impacto da iniciativa vai além da cena cultural, pois eventos como esse ampliam a projeção de Lagarto, permitindo uma troca que nos torna ainda mais atrativos para diferentes segmentos do turismo. A cultura, quando compartilhada, abre caminhos para novas conexões e oportunidades”, pontuou.

Além dos lagartenses, outros nordestinos também se apresentarão na primeira Semana de Cultura Popular de São Paulo, a exemplo do DJ Dolores (PE); Mestra Jaja (BA), com sua Capoeira Angola; Tom Zé (BA); Siba – Mestre Ambrósio (PE); entre outros, numa mistura de ritmos como, o forró, a congada, o jongo e o maracatu, misturados às mesas de conversa, unindo gerações fazedoras de cultura ao público. A CCSP, que é uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, acontecerá no bairro Liberdade, com entrada gratuita.

Créditos: Lagartense.com.br